Mudamos!

17 de Novembro de 2013

Frente da Casa!

Frente da Casa!

Muito material reciclado, cimento e mão de obra depois…

 

No dia 14 de Novembro entramos para a Casa Orgânica, passamos a morar nela, mesmo estando em obra, pois resolvemos que estando dentro dela, vamos fazendo aos poucos cada ambiente.

Nossa maior dificuldade nesse momento está sendo conseguir mão de obra, ainda mais estando próximo ao final do ano, todos querem arrumar, construir ou mesmo reformar suas casas. Como estamos em uma zona rural, é difícil conseguir quem queira trabalhar, além disso, como a Casa Orgânica é diferente algumas pessoas acham que não saberão fazer o que pedimos.

O funcionário que está conosco a mais de anos, tem feito muitas coisas, algumas com erros e outras bem feitas. Ele está aprendendo e também já aprendeu muito com essa obra.

Entramos e agora para ficar!

Nosso primeiro dia e noite a “bordo” da nossa Casa Orgânica, que parece um barco em terra, foram cheio de emoções, senti um aperto no coração e muita alegria, pois estamos realizando mais um sonho que nasceu em 1991 no Japão e agora está se concretizando. Yuri também ficou emocionado, ainda mais pelo projeto que ele desenhou e foi criando em diversos pedaços de papéis durante as viagens, até mesmo enquanto eu dirigia ele ia rabiscando, pensando e calculando como fazer. Cada pneu, garrafa, latinha e outros itens, foram muito bem pensados antes de colocar. Olhar para essas paredes e imaginar que estamos dentro é muito emocionante!

Entramos na casa sem torneira na pia, chuveiro e vaso sanitário, estamos usando de apoio o chalé onde morávamos que fica ao lado, aliás, muitas coisas estão por lá ainda, vamos tirando aos poucos, até para arrumarmos lugar, pois não temos armários para colocar as roupas e demais objetos. Para uma emergência colocamos um balde, em caso de aperto para ir ao banheiro…

Estamos dormindo no quarto amarelo, como estamos chamando, pois tem o quarto verde também, foi muito diferente, pois parece uma caverna, afinal as paredes feitas de pneus, ficam cheias de formas arredondadas!

O Quarto Amarelo!

O Quarto Amarelo!

Os dois quartos foram pintados com a tinta que preparamos, com terra, óleo de linhaça, cola branca, pigmento e água. Falta pintar praticamente toda a casa, só passamos selador em algumas paredes.

A casa está assim: garagem inacabada, essa será a primeira noite que deixaremos o carro aqui, pois as duas anteriores deixamos no chalé. Churrasqueira, sem pintura e inacabada, aliás, sem churrasqueira, apenas uma portátil, que já fizemos churrasco no sábado.

Nosso primeiro jantar!

Nosso primeiro jantar!

O tanque está sendo usado para lavar louças e higiene pessoal, só que o encanamento não está funcionando, então a água que sai do tanque vai para um balde que jogamos no canteiro. Ontem, dia 16, Yuri instalou o vaso sanitário, mas sem descarga, então a água que sai do tanque, que vai para o balde, é jogada no vaso sanitário. Estamos fazendo muitos exercícios, só de andar carregando o balde de água.

A sala está com a mesa e as cadeiras de palha que trouxemos ontem. A cozinha está sem torneira na pia, e a pia está com problemas no encanamento, por isso só podemos usar o tanque para a louça e lavar os alimentos. Yuri fez as instalações elétricas em toda a casa que está super bem iluminada. O encanamento também foi feito por ele.

Sala de TV e uma parte da sala !

Sala de TV e uma parte da sala !

A sala da TV está com o sofá de palha e o sofá cama. Já assistimos alguns filmes. Por sinal, antes de mudarmos, a TV por satélite foi o primeiro equipamento a ser instalado, ainda falta o telefone e internet.

O quarto verde virou o escritório do Yuri, que fica ao lado do banheiro que está ativo, só que sem chuveiro e sem portas, pois ainda não colocamos portas em nada. Hoje, domingo, Yuri colocou a descarga e a torneira na pia, agora podemos usar o banheiro normalmente.

Ontem, sábado, choveu muito e o quarto verde ficou inundado, tivemos que tirar os equipamentos correndo. Jorrava água pelo teto, víamos o teto de garrafas plásticas com água escorrendo, tive que puxar a água com rodo, de tanto que encheu. Tiveram outros vazamentos, na sala, no quarto e no corredor próximo a oficina. Foi muito bom chover bastante, pois assim vimos todas as goteiras e que tudo tem solução. Na terça, quando o os rapazes vierem irão arrumar primeiro os vazamentos. Amanhã é feriado antecipado, dia 20 de Novembro, Consciência Negra.

Esses defeitos aconteceram, pois nem sempre Yuri estava com o pessoal durante a obra, e acabaram fazendo como “achavam” e não com foram orientados, por isso é muito importante estarmos fiscalizando sempre.

Ao lado do quarto amarelo, será um banheiro, mas resolvemos transformar em closet, colocamos algumas prateleiras e iremos melhorar aos poucos. O próximo cômodo, será outro banheiro, que agora virou o depósito e aí vem à oficina, onde estão todas as ferramentas bagunçadas ainda. Aos poucos vamos organizando.

Estou nesse momento no meu futuro escritório, que é no segundo andar, no mezanino.

A escada que dá acesso ao escritório não está pronta. Uma parte é de pneus e a outra de ferro com madeira. Yuri colocou hoje a madeira, que não está presa, por isso tenho que subir e descer com muito cuidado.

Vista da escada sem as madeiras!

Vista da escada sem as madeiras!

A porta e a janela de cima que fica para o teto verde está fechada com plástico, sem vidros e as portas que ficam atrás que tem acesso ao nosso futuro quarto e ao escritório do Yuri, estão fechadas com tapume, estou com meu escritório praticamente a mercê das pessoas, sorte que aqui é seguro. No meio será um banheiro.

As janelas que ficam em cima do teto, pois não temos janelas laterais, apenas na cozinha, estão fechadas com madeira e pedaços de telhas plásticas, pois os vidros ainda não chegaram. A metade da janela da cozinha está com vidro e a outra sem, sorte que não está tão frio.

A porta e janela do segundo andar. Detalhes das garrafas que são pontos de luz durante o dia dentro e a noite fora!

A porta e janela do segundo andar. Detalhes das garrafas que são pontos de luz durante o dia dentro e a noite fora!

O teto inteiro está aparente, pois nada tem forro, assim podemos ver as garrafas, o único inconveniente é que quando caminhamos no teto, algumas sujeirinhas caem.

A entrada com a porta de ferro e a bananeira já bem crescida!

A entrada com a porta de ferro e a bananeira já bem crescida!

Devagar e sempre, pois estaremos arrumando a casa, por um bom tempo, temos muito que fazer, e está muito difícil conseguir mão de obra pelo preço que podemos pagar, mas a cada dia, será uma nova conquista, e aos poucos vamos colocando tudo em ordem e curtindo muito.

9 ideias sobre “Mudamos!

  1. A sensação para nós leitores e que admiramos a audácia do proejto é grande…pois vocês estão realizando um SONHO…Parabéns e sucessos pelo projeto…Quem sabe um dia desses não vou visitar vocês e poder admirar e conhecer de perto essa grande realização pra vcs. Sucessos…

  2. Minha Equipe de pesquisas e Eu parabenizamos pelo feito.!
    Literalmente lindo projeto.
    Necessitamos agendar uma visita in loco,estamos encantados.

    Abraços Vera e yuri.

  3. fiquei emocionado, com tudo que tem ocorrido com voces, com relação a casa ôrganica, a Vera descrevendo a primeira noite, as dificuldades que aindam encotravam, por não estar acabada, muito bacana, sei que para voces, Vera e Yuri é um sonho concretizado, voces merecem, parabéns e muita felicidade neste novo ninho.

  4. Parabéns Vera e Yuri que Deus os abençoe e que vocês sejam a cada dia mais felizes nesta abençoada casa e que muitos casais possam se espelhar em vocês e realizarem construções que não agridem o meio ambiente.Acompanho vocês desde o inicio e estou muito feliz com a realização deste grande sonho de vocês. Um forte abraço desejo muita saúde e paz em seu novo ninho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *