O PROJETO

O projeto Casa Orgânica é mais que construir com materiais fabricados segundo conceitos ecológicos, ou reciclados, como pneus inservíveis e garrafas usadas. A Casa Orgânica pode ser comparada a um ser vivo.

A casa é orgânica pois ela realmente respira. Possui massa que garante isolamento térmico e acústico, exigindo pouca energia para aquecer ou resfriar seus ambientes; produz sua própria energia através do vento, do sol, e de biogás; recicla a água até duas vezes, reduzindo em até 60% o consumo de uma casa convencional; produz oxigênio através das estufas internas das plantas usadas para filtragem de água reciclada; trata seu esgoto convertendo a maior parte dos dejetos em biogás e adubo, e liberando na natureza o excedente tratado.

Este é o primeiro projeto semelhante em implementação no Brasil e através desta experiência a tecnologia será disponibilizada gratuitamente para comunidades, prefeituras, entidades e empresas que queiram adotar estes métodos de construção consciente.

O Projeto Casa Orgânica prevê a produção de um filme documentário e livro apresentando as soluções ambientais que já existem e ensina como aplicá-las objetivamente em sua vida. Um verdadeiro manual prático de como economizar água, energia, alimentos, construir casas e produzir sustentabilidade e autonomia para comunidades carentes.

Por todo Brasil serão mostrados exemplos de como os resíduos industriais e caseiros estão sendo reciclados, melhorando efetivamente a vida das comunidades. Depoimentos e módulos gráficos no documentário e livro ensinarão aos brasileiros as soluções práticas que podem ser adotadas pelas comunidades de baixa renda, pelas donas de casa, por empresários e governantes, para adaptar suas residências e seus negócios para economizar recursos naturais e energia, contribuindo para a economia brasileira e o meio-ambiente. Além de especialistas de diversas áreas que serão entrevistados, o personagem principal do projeto será a Casa Orgânica.

A intenção é que os produtos resultantes sejam aplicados na construção de casas populares, sobretudo nas regiões menos favorecidas do país. A casa-modelo será mostrada sendo construída desde a fundação até o acabamento e a escolha da mobília.

Este é um projeto imprescindível para os dias de hoje, e ao apresentar problemas e soluções em linguagem simples e direta, vai contribuir para formação de uma consciência coletiva dos brasileiros em reciclagem. O projeto será um polinizador, buscando exemplos e respostas de comunidades que tem boas idéias e compilando-as, deixando estes exemplos e respostas acessíveis a pessoas de todo Brasil.

Conceito Ambiental

Este projeto ajudará a responder a uma das perguntas mais importantes desta época: o que podemos fazer hoje para melhorar o meio ambiente nas comunidades em que vivemos?

Até poucos anos atrás assuntos ecológicos eram preocupação de pequenos grupos com interesses científicos ou alternativos. Porém, com as crescentes mudanças climáticas influenciando a vida de todos e afetando a economia mundial, o tema tomou dimensões globais.

Escassez de água doce, falta de alimentos e de moradia, e crescente lixo resultante do estilo de vida moderno são alguns dos problemas da humanidade. Atualmente, pessoas de todas as classes sociais tem se preocupado com estes assuntos, que cada vez mais ganham destaque na mídia.

Embora a consciência ecológica esteja despontando em todo lugar, poucos sabem que atitudes práticas aplicar para melhorar suas condições de vida e reverter danos ao meio-ambiente.

Clique aqui para baixar o TCC de Leonardo Tannous, Engenheiro Ambiental & Permacultor:

http://www.4shared.com/document/8ZH7sLoo/TCC_Engenharia_Ambiental_Leona.html

3 Responses to “PROJETO”
  1. Antonio disse:

    Parabens pela iniciativa.
    Como é possivel ter acesso ao projeto com seus detalhes?
    A casa já foi terminada. Tem fotos e detalhes?
    Grato desde ja.
    Antonio

  2. theresa2261 disse:

    adorei a ideia vou fazer o muro da minha casa todo d pneus pois na minha cidade tem centenas uma problemão pois o municipio ñ sabe o q fazer com eles.

  3. FATIMA MARIA TRANCOSO disse:

    OLA
    AMEI, AQUI PERTO DA MINHA CIDADE TEM CURSOS SOBRE CASA ECOLOGICA, MAS E IMPOSSIVEL FAZER POIS O CUSTO E MUITO GRANDE.
    A INICIATIVA DE VOCE E LOUVAVEL, MEUS PARABENS.
    UMA CASA ECOLOGIAMENE CORRETA TEM SIDO O MEU SONHO DE CONSUMO. VOU FICAR NO PE DE VOCES.
    PARABENS.DESCULPE PELOS ACENTOS ESTOU COM O TECLATO TODO TROCADO.MUITA PAZ FATIMA

Compartilhe! Share!

8 Comentários

  1. Meus Parabéns!
    Fico feliz cada vez que encontro pessoas com PROJETO ESTRATEGICO e que revoluciona o Planeta ajudando a protege a Vida.
    Já dizia Francis Bacon : ” A natureza para ser comandada precisa ser obedecida, se dela, o homem não usá-la em sabedoria, estará cavando sua própria ruína”. Desejo vos sucessos e ampla divulgação humanistica.

  2. Olá* estou interessada em construir uma casa orgânica, gostaria de contratar uma consturtora, como faço?

    • Olá, dependendo de sua região podemos indicar um profissional para sua consulta. Entre em contato pelo email aventura@aventura.com.br. Abs

  3. Caros amigos, bom dia! O assunto é pertinente, principalmente para quem está engajado no propósito de construir algo de bom pensando no futuro das gerações. Estou desenvolvendo projeto (ainda engatinhando) institucional para jovens desprovidos de recursos de toda forma. Pretendo construir salas de aula de baixo custo para executar o plano desejado, e para isso conto com recursos próprios (o que não é muito), dessa forma todo apoio é bem vindo. Cada sala deve ter +- 60 m², num total de 10 salas e um salão de palestras e eventos de 300 m². Gostaria de saber se posso contar com a colaboração de vocês sobre a construção orgânica que desenvolveram. Aguardo retorno, obrigado.

    • Olá Waldemar, sim este é o propósito deste projeto, compartilhar nossas experiências construtivas para melhorar a vida das comunidades. Avise como podemos ajudar. Abs

    • Oi Waldemar, acho que te respondemos mas o email voltou. Em todo caso, podemos tentar ajudar sim, nos falamos por email, para aventura@aventura.com.br. Abs

  4. Olá!!!
    Quanto custa o projeto mas a construção de uma casa assim?
    Tenho interesse em construir e em divulgar vcs!
    Abraço!

    Monique

    • OLá Monique, gratos pela mensagem. Este tipo de obra permite fazer muita coisa você mesmo, assim pode ficar até 20 a 30% mais barata que obra convencional, mas depende das condições locais e de pessoal disponível. Ano que vem lançaremos o livro e documentário com detalhes de como orçar e construir. Abraços

Deixe uma Réplica

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *