Preparando as vigas

A Casa Orgânica está em fase de preparação das vigas, que irão travar as paredes de pneus inservíveis.

A técnica é simples, basta cavar buracos na terra compactada dentro dos pneus da camada de cima. Assim o concreto das vigas preenche os pneus e aumenta a ancoragem. Depois de abertos os buracos, barras de ferro com mais de um metro de comprimento são marretadas para abaixo, prendendo assim até três níveis. Um pedaço de ferro de 40 centímetros fica para fora, preso a viga e posteriormente a laje.

A partir do centro das paredes de pneus, caixas de madeira são montadas fazendo o molde para o concreto ecológico com cimento CP3. Dentro das vigas vai um reforço com duas barras de ferro encima dos pneus, ou, encima de vãos livres, armações de ferro formadas por 4 barras amarradas por estribos.

Obviamente as madeiras usadas na construção das caixas serão reutilizadas diversas vezes na construção, e posteriormente serão tratadas para serem estruturas de móveis e outros usos. Enquanto as construções brasileiras disperdiçam em média 30% de materiais, a Casa Orgânica tem objetivo de atingir índice Zero de desperdício.

2 Responses to “Preparando as vigas”
  1. Mell disse:

    Muito Boa Idea…..estou acompanhando a Construção pelos Videos…no you tube…
    Parabens pela coragem de levar a frente o projeto

    Bya….

  2. Raimundo Pinheiro disse:

    Voces estão de parabens, estão envolvido em vários projetos, que certamente traz muitos desafios, mesmo assim conseguem supera-los com muita garra, fiquem com as forças superiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *