Uso de fundos de garrafas PET como condomínios de bactérias em filtro biológico…

A Casa Orgânica vai ter 3 filtros biológicos internos para águas cinzas, as que vem das pias da cozinha e banheiros, e chuveiros, e 1 filtro biológico externo para águas negras, que vem dos vasos sanitários.

Na verdade, é a mesma água, que após ter sido usada na cozinha e banheiros, vai para os filtros biológicos internos, alimenta plantas, sobe para caixa d’água reusada, e dai vai para os vasos sanitários. Este é o filtro biológico externo, que recebe os resíduos líquidos dos vasos sanitários, depois de terem ido para caixa de bactérias, que quebram sólidos em pequenas partículas, digeríveis pelas plantas.

Aqui o filtro já está preenchido com pedras grandes, que ajudam a filtrar os encanamentos de entrada e saída, e depois com brita, para que a água suba e seja acessada pelas plantas. Em meio a brita, espalhamos os fundos de garrafas PET, para que as bactérias amigas fiquem protegidas nas partes côncavas. A princípio este tamanho de filtro é compatível com o uso da Casa Orgânica, e não devemos ter nada de esgoto saindo da casa. Caso tenhamos muitas visitas, e a água for superior ao volume usual, um tubo extra leva o excesso de água tratada para um sumidouro. A água, se houver, sai da casa depois de ter sido usada 4 vezes!

Este sistema parece inédito e moderno, mas em nosso veleiro, já tínhamos algo semelhante, só que sem as plantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *