Preenchimento da Laje da Casa Orgânica

Antes de preencher a laje, tivemos que finalizar a parede que irá segurar o concreto CP3. Acabaram as latinhas de refrigerante e cerveja, então completamos os metros finais com garrafas pequenas de cerveja.

O segredo como na aplicação de latinhas, é manter ao menos 2 cm entre as garrafas, pois a argamassa secando entre elas dá resistência ao sistema.

Com toda a lateral devidamente selada por materiais reutilizados, começamos a preparar o concreto para cobrir as armações de garrafas PET. Neste sistema não precisamos usar tábuas de madeira para fazer caixas ao redor da área da laje, economizando árvores e concreto, pois as latinhas substituem o volume do concreto.

Garrafas Pet em lajes já foi testado por umas 4 universidades brasileiras, que fizeram experiências em lajes pequenas. Mas como nunca vimos nenhuma casa de fato fechada com este método, preferimos não usar concreto usinado, mas sim misturar o nosso mesmo na obra, para ter mais controle se acaso acontecesse algum imprevisto.

Do lado de baixo, maravilha, nenhum vasamento em 60 metros quadrados de laje de Pet. Este sistema de montagem de garrafas com dois gargalos é invenção nossa, com patente para Casa Orgânica, e por isto a apreensão desnecessária.

Do lado de cima, continuamos a preencher a laje. Na verdade, teremos dois tipos de telhados, este de laje de garrafas Pet e cimento dito ecológico, e outro de placas de caixas de leite com cobertura de fibra de vidro. Ambos serão teto vivo, de técnicas e plantas variadas.

Na foto de baixo aparece a chaminé da lareira da sala. Já fomos criticados hoje mesmo, por ter uma chaminé. Quem criticou é de Salvador, então, com certeza, podemos concluir que lareiras não são populares na Bahia. Infelizmente, uma das maiores fontes de poluição vem de fogões a lenha, especialmente de comunidades mais carentes.

Mas a Casa Orgânica tem por objetivo ser modelo para casas sustentáveis de todos os tamanhos, inclusive para as populares, não pretendemos  varrer o problema para debaixo do tapete. Estamos desenvolvendo um filtro para estas chaminés, baseado em desenho milenar, que se der certo poderá ser incorporado em fogões a lenha e lareiras, diminuindo muito a emissão de gases tóxicos.

Com este preenchimento bem sucedido, na próxima Casa Orgânica faremos uso de concreto usinado, mais eficiente na aplicação. A próxima etapa é dar acabamento nas paredes de latinhas, impermeabilizar a laje, e preparar os espaços para receber o teto vivo.

Estamos gravando o documentário, que será lançado junto com o livro da Casa Orgânica, mostra a construção passo-a-passo. Fizemos uma tomada interessante durante todas as horas de preenchimento da laje, que será mostrado em alguns segundos no filme. Para isto montamos a camera Panasonic HD usando sistema de sombrinha da Outex.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *