Lareira Foguete

O que é uma lareira foguete ou Rocket Stove?

Na nossa casa, fizemos churrasqueira foguete, ou uma churrasqueira Rocket Stove e a lareira também.

Um fogão, churrasqueira ou lareira Rocket Stove, é muito eficiente e quente, usando pequenos pedaços de lenha. A lenha é queimada em uma câmara de combustão simples, contendo uma chaminé vertical. A lareira foguete ou Rocket Stove, é uma tecnologia de combustão limpa e eficiente.

Quando fizemos a nossa lareira, ou lareira foguete, usamos um latão grande para ser a câmera quente, uma enorme chaminé, que passa por baixo do sofá, deixando-o bem quentinho e uma parte de uma latão de leite, só para dar o acabamento do buraco da lenha. Usamos por alguns anos. Com a visita do arquiteto e meu irmão Antônio Carlos Piageti, que nos deu algumas sugestões, revestimos e deixamos com acabamento de pedras.

Nossa lareira era apenas o tambor e a chaminé, aliás muito eficiente. Resolvemos revestir com pedras. O primeiro passo, foi mandar fazer um suporte de ferro, onde pudesse ser apoiada e encaixadas as pedras.
No primeiro dia de trabalho do Túlio Bertolini que fez o serviço, ele colocou diversas pedras que foram pegas no nosso bairro. Normalmente são pedras retiradas do solo, quando escavam poços artesianos.
No segundo dia de trabalho, colocou várias pedras, muitas delas, tiveram que ser quebradas com a marreta. E começou a revestir com latinhas de cerveja e refrigerantes. No vão, entre as latinhas e a parede, colocou a vermiculita expandida, que é um mineral semelhante a mica. Quando submetida a um aquecimento adequado, a água contida entre as suas milhares de lâminas se transformam em vapor fazendo com que as partículas explodam e se transformem em flocos sanfonados, deixando mais quente.
No outro dia, revestiu quase tudo, deixando com formato de lareira.
A próxima etapa, após preencher todo o local com as pedras, foi dar os acabamentos finais, limpando as pedras com uma escova.
E esse é o resultado final! Agora é esperar o próximo frio, para manter o ambiente aquecido com a nossa lareira foguete, ou a lareira rocket stove.

Piscina Negra

Muitas pessoas acham estranho quando falamos que nossa piscina é negra.

 

 

 

Logo que fizemos a piscina de pneus, usamos a cor tradicional azul, mas ao colocarmos o aquecimento solar, achamos melhor deixá-la negra.

 

Essa opção, além de deixá-la mais bonita, ao nosso ver, a cor preta, proporciona maior retenção de calor. Dessa maneira, podemos usar a piscina por mais tempo, ficando até a noite.

 

 

 

 

 

Colocamos uma iluminação, aproveitando uma antiga caixa estanque de câmera que usávamos nas gravações do Profundo Scuba Diving.

 

 

 

E é possível nadar e aproveitar a água muito agradável!