Garrafas plásticas para quê?

Andávamos pedindo garrafas plásticas de refrigerante para diversos amigos, bares e cooperativas, pois precisávamos para a obra da casa orgânica.

As pessoas ficavam perguntando para quê queríamos as garrafas plásticas. Tentavam entender e não conseguiam.

Em 2012, fizemos um muro de garrafas plásticas e laje. Como podem ver na matéria http://casaorganica.org.br/?p=292 “

É totalmente possível construir por uma fração do custo tradicional…

Postado  abr 5, 2012 em CONSTRUÇÃO

Como a Casa Orgânica continua crescendo, levantamos a laje do teto vivo. Para que fique mais leve e sustentável, fizemos com garrafas plásticas e cobrimos com concreto.

Preparando a laje com as garrafas plásticas.

Colocamos até caixinhas de sucos e de leite.

Como haviam alguns restos de madeira ecológica, aproveitamos para colocar também embaixo do concreto.

E assim, colocamos o concreto sobre as garrafas plásticas, caixas de suco e leite e também restos da obra. Tudo se aproveita na construção da Casa Orgânica.

Luzes, Câmera, Som… Ação.

Nossa história começou 28 anos atrás. Foram vários lugares visitados e momentos vividos, muito curtidos!

Muitos desejos, sonhos e projetos que se tornaram realidade.

Um dos planos era um estúdio de gravação com características sustentáveis, muito antes do tema virar moda. Com o aprendizado e muita pesquisa, construímos o estúdio na Casa Orgânica. Um estúdio feito de pneus, latinhas, garrafas plásticas, restos de obras e  muita dedicação.

O estúdio é pequeno, com espaço de gravação de 5 x 9 metros, por 3,5 de altura, suficiente para a maioria dos usos internos de nossas produções, já que fazemos a maior parte mesmo em campo, em locações reais ao redor do mundo, como podem ver no nosso site Aventura.com.br

A acústica das paredes de pneus é excelente, pois a sua irregularidade e densidade absorve os sons. Porém existe eco pela altura do estúdio e parede de fundo branca e de vidro na frente. A tela de chroma key verde no fundo que cobre o chão é usada para gravar efeitos especiais, pois esta cor some na edição e pode ser substituída por qualquer outra imagem. Assim um entrevistado pode parecer que está sendo entrevistado na praia, enquanto na verdade ele está aqui dentro. A solução para armazenar a tela é prática e com um preço muito acessível, um rolo de toldo. Simples e fácil para fazê-la descer e subir.

Os refletores do estúdio foram feitos com restos de placas de caixas de leite recicladas, usados para o forro do teto, a um custo muito baixo. Para ter uma boa iluminação, montamos 6 refletores com 4 soquetes de lâmpada cada, desenhados e criados aqui mesmo.

Os refletores foram pintados externamente e por dentro receberam tecido refletor especial, reciclado de outra produção nossa. Lâmpadas de LED de baixo consumo são usadas, mas podem ser substituídas por outras especiais se a produção exigir.

E no dia 16 de Agosto de 2017, fizemos a primeira gravação, um complemento dos depoimentos de Theo Bove para a série que estamos produzindo sobre os índios Krahô do Tocantins, a Família Na Tribo.

O efeito finalizado na edição:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O outro lado do estúdio

O estúdio da Aventuras Produções está em uma área a beira da represa Jaguari Jacareí em Joanópolis e é ecológico e sustentável.