Filtro biológico da cozinha

A mureta do filtro biológico da cozinha está sendo feita de latinhas. Daqui a alguns dias colocaremos vários tamanhos de pedras, areia e terra e poderemos plantar.

A pia da cozinha também está sendo montada.

A parede que vai da sala para os quartos foi fechada com os pontaletes que usamos para suportar na laje de garrafa PET, pois a ideia é deixarmos pronto um quarto, banheiro, cozinha, sala e churrasqueira para podermos mudar e continuarmos preparando os demais ambientes.

A janela da sala que foi mostrada pelo lado de fora na matéria anterior, pode ser vista pelo lado de dentro já preenchida escondendo as latinhas.

Primeira árvore no filtro biológico externo

Ganhamos uma muda de bananeira da Fátima e do Sérgio Cordaro, nossos vizinhos. Plantamos na floreira em frente a janela da cozinha. Nessa floreira localiza-se um dos filtros biológicos, isso quer dizer que a bananeira irá ajudar a filtrar a água.

Mais latinhas foram colocadas na janela da sala. Agora faltam os acabamentos e os vidros.

A grade da sala também foi colocada. Vamos ver mais tarde como ficará pronta.

Uma parede de garrafas está em construção. Estou curiosa para ver como ficará no final.

Todos os dias novidades estão surgindo e nada é comum.

Dia de gravação

Matéria sobre a Casa Orgânica irá veicular na TV Vanguarda, a maior afiliada da rede Globo, no dia 04 de Maio as 11h50.

A jornalista Marcela Mesquita entrevistou Vera e Yuri Sanada, e demonstrou surpresa com o reaproveitamento de material.

Alesson que está na obra desde o começo falou um pouco sobre as diferenças entre trabalhar na construção civil convencional e na Casa Orgânica.

Quem não tem a TV Vanguarda poderá conferir a matéria a partir do dia 04 no site http://www.vnews.com.br

No final de semana tiramos os pontaletes que seguravam a laje. Confirmamos que a laje de pet realmente está tão firme quanto uma feita de tijolos.

Foto Giovanni GB da Conceição

O Francisco de Assis da Conceição, ou o Chico Ambientalista, ajudou a tirar as madeiras que estavam escorando a laje. Elas vão ser tratadas e serão usadas permanentemente no telhado da garagem.

Foto: Giovanni GB da Conceição

Como todos tinham que estar trabalhando, mesmo no domingo, a Vera filmou.

Foto: Giovanni GB da Conceição

E o jovem e futuro grande fotógrafo Giovanne Gabriel Batistucci da Conceição de apenas 6 anos, registrou tudo através das lentes da câmera Panasonic.

Foto: Chico Ambientalista

É o mais jovem fotógrafo a fazer um registro da Casa Orgânica.

Clarabóias abertas por gravidade começando a tomar forma

A Casa Orgânica tem teto vivo, e para entrar luz e ar, clarabóias são instaladas no teto. A parte superior vai ter a placa substituída por vidros ou plexyglass. O material é placa reciclada de tetrapak, que numa vida passada já foi caixa de leite.

O interessante é que ela abre por gravidade, com o peso colocado na parte de trás. Para preencher a caixa usamos restos da construção mesmo.

A clarabóia fica sempre aberta, e vamos instalar agora os vidros, e um cabo para puxar para baixo. Assim, para abrir basta soltar o cabinho e ela abre sozinha, sem uso de eletricidade.

Enquanto isto vamos montando também a clarabóia das sala, que tem 2m x 2m. Na lateral, parede de latinhas com um pneu que servirá de janela, para sair o ar quente da casa.

O sistema de latinhas é barato e muito eficiente, e bem mais resistente que tijolos convencionais. Não se consegue amassar os fundos e tampas das latinhas, o que deixa o muro muito forte.

Vista de dentro, depois de rebocada, nada vai aparecer, nem o pneu, que aliás veio dos carrinhos de mão quebrados.

E chega o padrão!

Energia para todos, e para a casa Orgânica ainda vai chegar!

Hoje colocamos o padrão de energia, o sistema é trifásico, para que tenhamos energia suficiente para quando o estúdio da produtora estiver funcionando. Agora devemos aguardar para que a companhia de energia venha ligar.

Recebemos novos amigos que vieram conhecer a obra. Eles pretendem construir uma casa sustentável e vieram conhecer o sistema da Casa Orgânica.

O sistema de captação de água de chuvas do teto verde está sendo preparado. Ao invés de usarmos calhas, colocamos canos, pois o teto verde de laje de Pet já absorve bastante água. Depois elas ficarão cobertas. Antes de entrar numa caixa d’água montada ao lado do filtro biológico externo, um filtro separa os primeiros litros de água do teto. 

O muro da entrada feito de garrafas pet, está sendo coberto com argamassa. Decidimos deixar uma textura neste muro externo, e não deixar totalmente liso.

E as portas se fecham

Começamos a preparar as portas. Hoje instalamos o portão de ferro da sala. Entre um ajuste e outro, as portas estão sendo colocadas.

Olhando assim, é difícil acreditar que as paredes são feitas de pneus inservíveis inteiros. Elas estão ficando lisas e retas. As grades, portas e janelas foram doadas pelo Roberto da Outex.

Um lastro está sendo colocado nas janelas ou gaiutas, que abrem então por gravidade. Acima ainda vai ser instalado vidros no lugar da placa de tetrapak. É um sistema simples e de fácil fechamento e abertura.

A mureta do filtro biológico externo, que vai receber a água negra dos vasos sanitários, e que será uma floreira, começou a ser feita ontem, segunda-feira, e já está quase concluída.

Na sala foi reservado um espaço sem revestimento, onde será instalado uma moldura de quadro mostrando do que é feita a parede.

Segunda da latinha

A segunda-feira começou com a colocação de latinhas em vários locais da Casa Orgânica. Final de semana acabou e resultaram várias latinhas.

As latinhas estão sendo colocadas onde será o box do chuveiro do banheiro próximo a cozinha.

Também está sendo feita a muretinha da torneira e futura ducha fria com as latinhas do final de semana.

Esta é a mureta da floreira, onde fica um dos filtros biológicos.

Uma das janelas, ou gaiutas, está sendo  preparada.

O reboco do quarto próximo a cozinha está quase finalizado.

O reboco das paredes da sala devem ficar prontos até o final dessa semana.

Felicidade é ter grama no teto

O teto vivo leve da Casa Orgânica é coberto por material orgânico, juntado pelos vizinhos Sergio e Fátima de seu próprio quintal.

Nosso gato Marauder não espera nem ele ser completado para testar o ambiente novo e ajudar a adubar o teto.

Teto já coberto, e ferramentas para fazer a cobertura das clarabóias.

Chegada das placas de grama da espécie esmeralda.

Nivelando a terra que cobre a laje para receber as placas.

Quem mais se divertiu foi mesmo o Marauder, que não parava de rolar na grama.

Teto Vivo da Casa Orgânica recebendo as placas de grama esmeralda.

O dono da grama.

Cobertura completa da laje com a grama, área de 30 metros quadrados.

Detalhe da porta de entrada, proveniente de demolição, doada a Casa Orgânica pelo Roberto da Outex.

Vista de dentro, esta é a rampa de entrada na Casa Orgânica. Aqui testando as chaves da casa.

Vista de fora da entrada da Casa Orgânica: parede de pneus, porta de demolição, e parede de garrafas PET.

 

Teto Vivo começando a ser construído.

Enquanto a sala está recebendo a última camada de preenchimento com barro e palha, o  teto também vai sendo preparado.

Serão dois tipos de tetos vivos, um para laje, que pode receber mais carga, e outro leve, sobre armação de caibros de madeira, placas de caixas de leite recicladas, e fibra de vidro com epóxi.

Após impermeabilizar os tetos, foi aplicada camada de plástico, britas para a água escorrer, e tecido geotextil para sugar a água excedente para o escoamento.

Após fazermos a instalação, choveu forte, parece que para dar chance de testar o sistema. Funciona mesmo, bem depois de parar de chover, ainda caia água para calha, sendo drenada por capilaridade.

Após a chuvarada, começamos a colocar a cobertura verde. Composto orgânico no teto vivo leve, e terra na laje de garrafa pet.

E  o preenchimento continua…

 

Visita do fotógrafo Renato Soares

Neste feriado de Páscoa, a construção da Casa Orgânica recebeu a visita do fotógrafo profissional Renato Soares que fotografou vários detalhes. Pudemos ver de outro ângulo as dimensões do projeto.

As fotos do Renato serão publicadas no livro sobre a casa, que será lançado em breve.

Como o feriado foi movimentado no condomínio, os amigos e vizinhos deixaram muitas latinhas e garrafas que estão servindo de ” tijolos” na obra.

Começamos a fazer uma mureta no quintal, fechando o filtro biológico para as águas negras. Após atingir a altura desejada, o filtro, que já está cheio de pedras e areia, será completado com terra e nutrientes, e receberá as plantas, como bananeiras, para filtrar os resíduos dos vasos sanitários. O esgoto da casa morre aqui. Somente se houver muito excesso, como no caso de uma festa onde os banheiros sejam muito usados, a água negra que sobrar das bactérias e das plantas, vai para um sumidouro, já limpa novamente. Assim o solo não será contaminado usando este sistema de esgoto biológico.

Interessante pensar que as latinhas de cerveja, que ao serem esvaziadas pelos consumidores, inevitavelmente terão seus produtos despejados nos vasos sanitários, contribuem neste caso para um filtro biológico que ajuda a manter a natureza limpa ao redor da Casa Orgânica… Isto é que é reciclagem de resíduos sólidos (e líquidos).