Palestra Planejando uma Vida Sustentável, na Decathlon de Campinas.

A filial da Decathlon de Campinas é a única loja do mundo que tem uma escola de mergulho e operadora de turismo dentro.

Fomos convidados pelo Sergio Viegas, da operadora de mergulho Sailing and Diving, para falar sobre sustentabilidade.

Parte do público era formado por educadores, que vieram ouvir sobre o projeto da Casa Orgânica. Outra parte de esportistas e aventureiros, por isto falamos também como a idéia de construir de maneira sustentável surgiu, quando morávamos no Japão.

O tema da escola de mergulho no Japão, da Expedição Phoenicia, e da Casa Orgânica, prenderam atenção da audiência e houve bastante interatividade e participação do público presente.

Na quarta-feira,

Parede da garagem, de garrafas PET começa a ser construída

Enquanto a laje cura o suficiente para as escoras serem retiradas, e as paredes do interior da  casa estão sendo preenchidas com mistura de 30% de terra, 70% de areia e 10% disto de cimento CP3 (só revestimento externo, pois os vãos entre os pneus já foram preenchidos por barro e feno apenas), vamos realizando algumas obras no exterior também. Aqui preparamos a parede da garagem, ou do quintal, que será o acesso principal a Casa Orgânica.

A armação é de ferro 3/16, mas poderia ser de bambu. Infelizmente não conseguimos este material renovável aqui na região facilmente, e como a quantidade é pequena, usamos barras de ferro.

A armação é preparada contando que a cada 35 cm será o meio de uma fileira de garrafas PET.

A armação é amarrada com arame.

Em seguida as garrafas são inseridas entre a armação. Estamos usando garrafas vazias, mas elas poderiam ser enchidas com lixo plástico, ajudando a dar destinação para poluentes.

Após uma fileira de garrafas ser posicionada, com arame amarramos a armação da frente e de trás da parede a cada 4 garrafas, prendendo-as.

O próximo passo é fazer uma mistura de terra e areia, e um pouco de cimento para dar liga.

O material é colocado manualmente, preenchendo todo um lado da parede. Depois de seco, enchemos o outro lado. O processo se repete até a parede estar toda preenchida. A obra continua…

Primeira laje de garrafa Pet do Brasil completada

O primeiro piso da Casa Orgânica tem 150 metros quadrados de teto. Destes 60 são de laje de concreto CP3, sobre armação de garrafas PET usadas, dos mais diversos sabores.

Enquanto a laje seca, estamos preparando o restante do teto, que é uma combinação de placas de tetrapak sobre caibros de madeira, laminados com fibra de vidro e resina epóxi.

A montagem é simples, e as placas, a prova d’água, podem ser cortadas facilmente e montadas como se fossem placas de madeira comuns.

Recebemos visita da prima Bruna e do namorado, Rafael Silva. Rafael é medalhista do Pan e se prepara para defender o Brasil nas próximas Olimpíadas. A Bruna é modelo da Ford.

A sala de jantar é um pouco mais baixa que os outros cômodos, pelo desenho arquitetônico. Descobrimos que ela tem um Rafael Silva de altura, abaixo da viga, ou seja, 2,03 metros.

A montagem das placas continua.

Alguns cômodos vão ter iluminação através do teto vivo, com luminárias feitas de garrafas cheias de água e água sanitária.

A luz vai ser bem mais uniforme e intensa quando as garrafas estiverem instaladas.

As luminárias feitas de garrafas passam pelas placas, sendo alinhadas e niveladas.

Para segurar as garrafas na posição, até serem laminadas com fibra de vidro junto com o teto, apenas arames trançados.

As  luminárias em posição. Com isto será bem mais fácil encontrar as coisas dentro da cozinha e despesnsa, sem ter que acender a luz elétrica.

A intensidade de luz será maior quando as garrafas estiverem cheias de líquido.

 

 

Preenchimento da Laje da Casa Orgânica

Antes de preencher a laje, tivemos que finalizar a parede que irá segurar o concreto CP3. Acabaram as latinhas de refrigerante e cerveja, então completamos os metros finais com garrafas pequenas de cerveja.

O segredo como na aplicação de latinhas, é manter ao menos 2 cm entre as garrafas, pois a argamassa secando entre elas dá resistência ao sistema.

Com toda a lateral devidamente selada por materiais reutilizados, começamos a preparar o concreto para cobrir as armações de garrafas PET. Neste sistema não precisamos usar tábuas de madeira para fazer caixas ao redor da área da laje, economizando árvores e concreto, pois as latinhas substituem o volume do concreto.

Garrafas Pet em lajes já foi testado por umas 4 universidades brasileiras, que fizeram experiências em lajes pequenas. Mas como nunca vimos nenhuma casa de fato fechada com este método, preferimos não usar concreto usinado, mas sim misturar o nosso mesmo na obra, para ter mais controle se acaso acontecesse algum imprevisto.

Do lado de baixo, maravilha, nenhum vasamento em 60 metros quadrados de laje de Pet. Este sistema de montagem de garrafas com dois gargalos é invenção nossa, com patente para Casa Orgânica, e por isto a apreensão desnecessária.

Do lado de cima, continuamos a preencher a laje. Na verdade, teremos dois tipos de telhados, este de laje de garrafas Pet e cimento dito ecológico, e outro de placas de caixas de leite com cobertura de fibra de vidro. Ambos serão teto vivo, de técnicas e plantas variadas.

Na foto de baixo aparece a chaminé da lareira da sala. Já fomos criticados hoje mesmo, por ter uma chaminé. Quem criticou é de Salvador, então, com certeza, podemos concluir que lareiras não são populares na Bahia. Infelizmente, uma das maiores fontes de poluição vem de fogões a lenha, especialmente de comunidades mais carentes.

Mas a Casa Orgânica tem por objetivo ser modelo para casas sustentáveis de todos os tamanhos, inclusive para as populares, não pretendemos  varrer o problema para debaixo do tapete. Estamos desenvolvendo um filtro para estas chaminés, baseado em desenho milenar, que se der certo poderá ser incorporado em fogões a lenha e lareiras, diminuindo muito a emissão de gases tóxicos.

Com este preenchimento bem sucedido, na próxima Casa Orgânica faremos uso de concreto usinado, mais eficiente na aplicação. A próxima etapa é dar acabamento nas paredes de latinhas, impermeabilizar a laje, e preparar os espaços para receber o teto vivo.

Estamos gravando o documentário, que será lançado junto com o livro da Casa Orgânica, mostra a construção passo-a-passo. Fizemos uma tomada interessante durante todas as horas de preenchimento da laje, que será mostrado em alguns segundos no filme. Para isto montamos a camera Panasonic HD usando sistema de sombrinha da Outex.

 

Montagem da laje de garrafas pet da Casa Orgânica

Um terço do teto do primeiro piso da Casa Orgânica será uma laje de concreto CP3, o concreto ecológico, pois  em sua composição é usado rejeitos da indústria siderúrgica. O restante do teto é uma mistura de placas recicladas de caixas de leite, com fibra de vidro e resina epóxi, que lembra mais o convés de um barco. Desenvolvemos um método inédito de unir duas garrafas de maneira rápida e prática, cujo resultado substitui o isopor ou lajota no preenchimento das vigotas.

Ao usar vigota H5, a montagem é extremamente prática e rápida, bastando encaixar as garrafas, que neste método, passam a ter dois gargalos. O conjunto é extremamente forte, pois qualquer criança pode quebrar uma placa de isopor ou lajota cerâmica apenas pisando nela. Já uma garrafa Pet com ar, nem o homem forte do circo consegue romper…

O resultado é um mar de pet, encaixadas e prontas para receber a grade de ferro que reforça o concreto. Abaixo das garrafas passamos a usar plástico preto fino, para ajudar a fechar as pequenas brechas e evitar que o concreto vaze.

Ao colocar o ferro, as garrafas ficam mais presas ainda a estrutura.

Outra ação inédita da Casa Orgânica é substituir as pranchas de madeira, comumente usadas para selar a área que vai receber a laje, por latinhas de refrigerante e cerveja. As madeiras não podem ser usadas depois, pois como concreto fica preso nelas ao queimá-las toxinas são liberadas no meio-ambiente. Já as latinhas ficam permanentemente no lugar, e até economizam concreto, pois cada 3 latinhas postas ocupam 900ml de concreto.

O Brasil é campeão mundial de reciclagem de latinhas de alumínio, título de orgulha muita gente. Mas se parar para pensar, ao reciclar as latinhas, muita energia e água é usada. Não seria mais inteligente ter embalagens mais eficientes, como retornáveis de vidro? Neste sistema, nenhuma energia ou água extra é usada, e o muro fica tão forte quanto o de tijolo. Já tentou amassar o fundo e tampa circular de uma latinha? É impossível com as mãos…

Recomeço das obras em 2012

Nossa previsão para realizar o projeto da Casa Orgânica era apenas um ano, mas a vida tem uma maneira estranha de mudar nossa linha do tempo.

Ficamos dois anos com  a obra parada, pois tivemos que sair do país para outro projeto, a Phoenicia Expedition. Neste projeto de arqueologia naval, demos a volta no Continente Africano, a bordo de uma réplica fiel de navio fenício de 600 AC, com apoio do Museu Britânico, Universidade de Oxford, e Royal Geographical Society. Lançaremos o documentário da expedição em Londres, agora em final de maio.

Foi muito interessante, pois pudemos visitar lugares exóticos e inimagináveis, como a vila de Matmata, no deserto do Saara, onde 3 mil pessoas moram embaixo da terra, em casas de 800 anos de idade, que usam o mesmo princípio da Casa Orgânica para se manterem frescas o ano todo. Fomos a campo de refugiados da Somália, no Iêmen, ver como nosso processo poderia ajudar milhares de pessoas. Mesmo com muito material de construção em volta (lixo) eles vivem sob sol de 40 graus em tendas feitas com gravetos (comprados) e panos sobre suas cabeças, num calor insuportável.

Logo na primeira semana da retomada das obras, fizemos o fechamento da primeira parede, usando método tradicional de misturar palha seca, terra e areia. Interessante observar que nos dois anos parada,  a obra não apresentou qualquer desgaste, e  os pneus nem se mexeram, apesar das fortes chuvas.

O resultado é impressionante, e toda nossa área de serviço foi fechada em um dia de trabalho.

Esperamos que toda a casa seja fechada dentro de uma semana, logo após o teto ter sido montado.

Para que o Ibama considere este uma destinação oficial para pneus inservíveis, nenhum pneu pode estar a vista com a obra pronta.

Após este processo, pode-se aplicar argamassa para nivelar as paredes, ou deixar elas com relevo.

De fato depois de secas, não dá para ver nenhum pneu ou lata de alumínio. A parede fica a prova de fogo e com isolamento térmico e acústico excepcionais.

Acompanhe daqui para frente o progresso das obras.

 

Exibição da Casa Orgânica no Cineclube Socioambiental Crisantempo

Na quinta-feira dia 31 foi apresentado o filme sobre a vida do arquiteto Michael Reynolds,  criador das casas Earthships. O filme, O Guerreiro do Lixo, mostra a criação do conceito das casas feitas com produtos reciclados e reutilizados como Pneus, garrafas pet, latas de refrigerante e outros. O filme pode ser comprado no link earthship.

A sessão teve sala lotada com quase 200 pessoas. Logo após o filme, Vera e Yuri Sanada apresentaram um curta-metragem mostrando as etapas da construção da Casa Orgânica. Os vídeos completos podem ser vistos no link Vídeos da Casa Orgânica.

O consultor ambiental Alexandre Hirosche apresentou exemplos de sua consultoria ambiental.

E o projeto Zero Waste foi apresentado também. Trata-se de uma votação para uso de lixo reciclado para fazer blocos e outros formatos para construção. Lixo Zero, Arquittura Sustentável, Energia Renovável, pode ser visto no link www.changemakers.com.pt/pt-br/moradiassustentaveis. Entre e vote neste projeto brasileiro que concorre em concurso mundial para apresentação de soluções sustentáveis. Estamos recebendo diversos pedidos para visitação da Casa Orgânica. Basta entrar em contato pelo site da Casa Orgânica e organizar o tempo para a visita.

Em Sampa, sessão de cinema sustentável grátis + palestra curta sobre a Casa Orgânica.

Nesta quinta, dia 31 de Março, às 20h00, no CINECLUBE SOCIOAMBIENTAL CRISANTEMPO

Apresentação do filme Guerreiro do Lixo, sobre a vida de Mike Reynolds e as suas Earthships, as primeiras casas sustentáveis do planeta.

Após a exibição do filme, apresentação do projeto Casa Orgânica, de Vera e Yuri Sanada.

Entrada Franca.

Endereço: Rua Fidalga, 521 – Vila Madalena, São Paulo – SP
Website: http://www.cineclubesocioambiental.org.br
Fone:             (11) 3814 2850

Palestra na Universidade São Francisco em Bragança Paulista

No dia 23 de Março, um dia depois do Dia Mundial da Água, o casal Vera e Yuri ministrou palestra na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Eles exibiram filmes e falaram sobre a vida a bordo, de expedições oceânicas, e da casa Orgânica, que foi o tema principal de sua apresentação.

Vera e Yuri Sanada
Salão Nobre da Universidade São Francisco de Bragança Paulista.Primeiro da esquerda é o Exmo. Prof. Joel Alves de Souza Jr, Vice Reitor e Diretor do Campus de Bragança Paulista.

Mario Mantovani, diretor da ONG SOS Mata Atlântica, falou sobre os 25 anos de SOS e o código florestal brasileiro e sua luta para preservar o verde. A apresentação foi divertida e assustadora ao mesmo tempo, e os muitos alunos dos cursos de direito, engenharia ambiental e outros, puderam ter uma visão única do que se passa no Brasil atual. O evento teve mais de uma centena de participantes e propíciou um raro momento no reencontro com os amigos do Grupo Eco, da época da fundação da SOS Mata Atlântica.

Mario Mantovani da Sos Mata Atlântica a esquerda, e “dançarino” Francisco Assis.

O evento foi organizado por Francisco Assis, que reuniu uma centena de pessoas no evento, inclusive responsáveis pelo poder público da região.

Deputado Beto Tricoli com o casal Vera e Yuri Sanada.

Participaram do evento o Deputado Estadual Beto Tricoli, batalhador pelas causas ambientais, o Secretário de Cultura e Turismo Raul Lencini, e o Secretário do Meio ambiente, Joaquim Gilberto de Oliveira, além do Reitor da USF  e outros membros da diretoria e corpo docente.

Da esquerda para direita: Mario Mantovani, Francisco Assis, Paulino da Universidade, Secretário do Meio Ambiente de Bragança Paulista Joaquim Gilberto de Oliveira, Vera e Yuri Sanada.Da esquerda para direita: Mario Mantovani, Francisco Assis, Paulillo Gomes USF, Secretário do Meio Ambiente de Bragança Paulista Joaquim Gilberto de Oliveira, Vera e Yuri Sanada.

Grupo de jovens da igreja Messiânica visita a Casa Orgânica.

Um grupo de jovens ligados a igreja Messiânica veio neste domingo, mesmo abaixo de chuva, para conhecer as obras da Casa Orgânica.

O grupo de jovens trouxe rosas para serem plantadas e delicioso macarrão orgânico feito por eles mesmos.

 

Liderados por Francisco Assis, de Bragança Paulista, estes jovens vieram de diversas cidades da região, como Pinhalzinho, Atibaia, Bragança Paulista, entre outras.

A visita aconteceu mesmo debaixo de chuva.

 

Francisco Assis, de camisa azul, explicando as similaridades sustentáveis entre a Casa Orgânica e a Sede Messiânica Solo Sagrado.

Segundo Francisco, o centro nacional da igreja Messiânica, chamada Solo Sagrado de Guarapiranga tem os mesmos princípios de preservação ambiental e a preocupação de construção de sustentável da Casa Orgânica, motivo pelo qual eles se interessaram em vir conhecer a obra inédita no Brasil.

sede Messiânica no Brasil implantou um sistema de Gestão Ambiental. A sua política ambiental está fundamentada na Filosofia de Mokiti Okada e se compromete com a melhoria contínua, a busca de sustentabilidade, a prevenção da poluição, a preservação da fauna e da flora locais e o desenvolvimento da educação ambiental. Por exemplo, todo material orgânico é transformado em composto orgânico, que por sua vez é utilizado como adubo natural no preparo dos jardins. Os pavimentos das ruas foram construídos com blocos intertravados, assentados sobre o solo compactado, que recebe uma camada grossa de areia. Dessa forma, parte da água da chuva se infiltra no solo, diminuindo assim a possibilidade de enchentes e erosões.

1 Response » to “Grupo de jovens da igreja Messiânica visita a Casa Orgânica.”
  1. Rosa disse:

    Que maravilha esta troc de informações.
    É desta forma, interagindo sempre, que as coisas acontecem.
    Parabéns a todos e grnde beijo.
    Rosa